MENU

VII Congresso da Fetram/MA elege nova diretoria da entidade

Joenesson de Sousa Santana, do município de Balsas, foi eleito presidente da Federação.

Publicado: 17 Janeiro, 2020 - 17h27

Escrito por: FETRAM/MA

FETRAM/MA
notice
Presidenta da Confetam/CUT, Vilani Oliveira prestigiou o VII Congresso da Fetram/MA

Com seus 19 anos de história fazendo a luta, e com a presença de centenas de lideranças sindicais de todo o Estado do Maranhão, a FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DO ESTADO DO MARANHÃO – FETRAM-CUT/MA realizou nos dias 10 e 11 de janeiro de 2020, na Cidade de Coelho Neto (MA), o seu VII Congresso, que discutiu os obstáculos à atuação do movimento sindical, e novas formas de organização e de sustentação.

A fim de continuar a representar a classe trabalhadora municipal do estado na defesa dos seus direitos e melhores condições de trabalho, a Federação elegeu a sua nova Diretoria para o mandado dos próximos quatro anos. Para o cargo de presidente, foi eleito Joenesson de Sousa Santana, do município de Balsas, além de 18 membros da Executiva e 31 da Direção Estadual, Conselho Fiscal e suplentes, composição feita democraticamente com representantes dos demais sindicatos presentes no VII Congresso.

De forma a fortalecer a luta, estiveram presentes no evento a companheira Vilani Oliveira, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), os companheiros Manoel Lages, presidente da CUT/MA, e Raimundo Pereira, presidente do Sindicato dos Servidores Federais no Maranhão, além de advogados da Federação e lideranças políticas do estado.

O movimento sindical se desenvolveu como instrumento de representação e defesa dos interesses da classe trabalhadora. Historicamente, as mudanças na economia acabam também gerando mudanças na organização do trabalho.

A FETRAM/MA parabenizou o companheiro Osmar Aguiar, do município de Coelho Neto, pelo trabalho desenvolvido enquanto presidente à frente da Federação.

O grande desafio colocado para o movimento sindical neste momento é a continuidade das lutas e a unificação das mobilizações, buscando a construção de sindicatos democráticos e representativos, dentro de uma perspectiva de transformação social para os trabalhadores e trabalhadoras municipais.

Diante deste cenário, a FETRAM/MA desejou muita sabedoria e força de vontade ao novo presidente - companheiro Joenesson -, para continuar fazendo a luta com muito sucesso.