MENU

Vereadores de Sinop (MT) aprovam extinção de cargos efetivos e fim de concurso público

Na prática, o projeto de autoria do Executivo autoriza a terceirização dos serviços da rede pública municipal.

Publicado: 14 Setembro, 2018 - 15h32

Escrito por: Karine Miranda, repórter do GD

Gilson Carlos de Almeida Costa
notice
Vereadores aprovam extinção de cargos

Debaixo de protestos de servidores, os vereadores de Sinop (500 Km ao Norte de Cuiabá) aprovaram o projeto n° 48/2018, de autoria do Executivo, que extingue os cargos e vagas no quadro de provimento efetivo no âmbito da Prefeitura de Sinop. Na prática, o projeto extingue os concursos públicos e autoriza a terceirização de serviços.

Foram 10 votos a favor do projeto e 4 votos contrários. Apenas Leonardo Visera (PP), Thiago Rodrigues (PSDB), Professora Clara (DEM) e Professor Hedvaldo (PR) votaram contra a terceirização. Já a Professora Branca (PR) se absteve de votar.

O projeto foi apresentado na sessão plenária dessa segunda-feira (10), em regime de urgência, e prevê a extinção de 41 cargos nas áreas administrativas, da Saúde e Obras Públicas. Somente na área de saúde o projeto autoriza a extinção de 21 cargos de médicos de diferentes especialidades. 

Como justificativa para a extinção dos cargos, a prefeita Rosana Martinelli (PR) apontou a necessidade de adotar medidas que visem ao “princípio da racionalização dos recursos públicos sem que haja prejuízo à qualidade dos serviços prestados”, diz trecho do projeto.

Além disso, garantiu que a extinção será feita de forma gradual, conforme os cargos se tornem vagos. “A colocação em extinção de cargos públicos de caráter complementar, instrumental ou acessório possibilitará a convenção de contrato de terceirização, medida que resultará na obtenção de eficiência econômica”, justificou.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara, assim como as demais comissões, foram favoráveis à aprovação matéria. Durante a discussão do projeto, o vereador Leonardo Visera disse que são "inadmissíveis" as terceirizações que já vêm sendo feitas pela prefeita.

Segundo ele, a prefeita Rosana Martinelli já terceirizou os cargos de agentes administrativos I, II, III e técnico administrativo, em um contrato no valor de R$ 6 milhões, além de cargos na área de saúde.

“Eu não posso concordar com que o Executivo venha a suprimir todas essas vagas e deixe de fazer concurso público. Não podemos ter terceirização de tudo, a qualquer preço (...) Vamos terceirizar a prefeita. Não precisamos de prefeita. Vamos contratar uma empresa para gerenciar”, disse.

O vereador Thiago Rodrigues, que é concursado da prefeitura há 11 anos, criticou a extinção dos cargos efetivos, principalmente diante da manutenção dos comissionados.

“Antes de o servidor ter que pagar por ingerência, precisa fazer o dever de casa. Cadê a redução dos cargos comissionados. Cadê? Tem tanta gente sem função trabalhando com cargo comissionado (...) Não quero ter que chamar prefeitura terceirizada de Sinop”, desabafou.

Ao justificar a abstenção do voto, a vereadora Professora Branca (PR) destacou que concorda com as terceirizações promovidas, de modo “a garantir recursos para manter servidores”, mas tem compromisso com o serviço público.

“Parte da terceirização tem meu apoio, mas sou servidora pública a minha vida toda. Entendo perfeitamente que a prefeita tem que cortar na carne e entendo que precisa ajustar para manter o limite prudencial, mas fico nesse impasse”, encerrou.

Após a aprovação do projeto, muitos servidores públicos protestaram na galeria da Câmara de Vereadores. Com faixas e gritos de insatisfação, os servidores vaiaram os parlamentares e lamentaram a extinção dos cargos. A partir da aprovação, o projeto segue para sanção da prefeita Rosana Martelli, que poderá promover as mudanças a partir da publicação da lei.