Escrito por: Déborah Lima

Trabalhadores do Reino Unido se solidarizam com Lula

Na abertura da Conferência Nacional de Delegados do Sindicato do Setor Público do Reino Unido (UNISON), trabalhadores gritam "Lula Livre".

.
Conferência Nacional de Delegados da UNISON foi aberta hoje e prossegue até sexta (22)

Aplaudida de pé, a presidenta licenciada da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Vilani Oliveira, abriu, na manhã de hoje (18), a Conferência Nacional de Delegados da UNISON - Sindicato do Setor Público do Reino Unido, em Brighton, na Inglaterra.

Logo na primeira fala do evento, teve grito de "Lula livre", o qual foi correspondido pelos trabalhadores britânicos, que gritaram junto com Vilani pela liberdade do ex-presidente. Há mais de dois meses, Lula é mantido como preso político na Polícia Federal de Curitiba (PR), com o intuito de impedir a candidatura dele às eleições presidenciais de 7 de outubro.

Defesa da democracia

Uma das convidadas internacionais da Conferência de Delegados Brighton 2018, Vilani Oliveira recebeu emocionada muitos cumprimentos e a solidariedade de participantes do evento à luta em defesa da democracia no Brasil, golpeada desde a deposição da presidenta Dilma e agora com o aprisionamento de Lula sem crime, nem provas. 

Vilani representou o país vestida em uma réplica da camisa da seleção brasileira de futebol, numa referência à Copa do Mundo 2018. Mas no peito, ao invés do emblema da corrupta Confederação Brasileira de Futebol (CBF), havia a imagem da bandeira nacional abaixo da logomarca da Confetam/CUT. Nas costas, no lugar do nome do jogador, lia-se "Lula" e, no número do atleta, via-se "13", numa referência ao Partido dos Trabalhadores (PT), legenda de Lula e Dilma.

Free Lula

Na mesa da tarde, as mulheres do Comitê Lula Livre de Londres roubaram a cena ao reafirmarem a inocência do maior líder político da América Latina, preso arbitrariamente no dia 7 de abril. 

Diretora do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Campos, da Federação dos Municipais de São Paulo e da Confetam/CUT, Zelita Ramos representou as entidades no evento, que prossegue até quinta-feira (21).