MENU

Servidores do Ceará participam do 3º Encontro Latino-americano dos Municipais, no México

A Contrama passaria a ser o componente regional da rede de confederações, federações e sindicatos do setor municipal filiados à PSI.

Publicado: 05 Agosto, 2014 - 00h00

notice

Inicia na manhã de hoje (4/8) e segue até o dia 6, em Pachuca, no México, o III Encontro Latino-americano de Trabalhadores Municipais - ISP Américas (Internacional de Serviços Públicos – em inglês: Public Services International, PSI), que terá como ponto alto a fundação do novo nível de organização dos servidores municipais nos países do continente americano, a Confederação dos Trabalhadores Municipais das Américas (CONTRAMA) – nome provisório, tendo em vista que existem nomes alternativos propostos.
Participam do encontro, entre os representantes da delegação brasileira da categoria, as servidoras municipais cearenses Graça Costa, secretária nacional de Relações de Trabalho da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vilani Oliveira, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), e Cláudia Melo, secretária-geral da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce).
A Confederação é o resultado de acordos entre sindicatos nacionais municipais, construída em reuniões anteriores realizadas em Buenos Aires (2012) e em Brasília (2013). 12 países participam do evento, sendo eles: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Ghana, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Áustria, Trinidad e Tobago, e Venezuela.
Na reunião do Congresso Organizador da Comissão, em Novembro de 2013 (Avellaneda), e, posteriormente, em março de 2014 (Santiago de Chile), os ajustes sucessivos aos textos de projeto de estatuto foram realizados, como a construção do plano de ação política da confederação e documento para o futuro, que serão concluídos em sua discussão no evento do México.
Após a construção do organismo, o ano de 2015 será, segundo a ISP, importante para um contato permanente e maior com as cidades das Américas, através da Secretaria do órgão, a ser instalada entre os EUA e o Canadá. Este contato será coordenado no contexto de IAMRECON (Inter-Regional Conference PSI) e suas reuniões do setor, inclusive municipal.
Para concluir a primeira fase de abordagens institucionais internacionais do PSI setor municipal, foi convidado para a reunião do México Thomas Tujina Kujan-shoots, presidente da União dos Municipal de Gana e membro do Comitê Executivo da Rede Africano ISP Municipal.
Programação
Segunda-feira, 4 de agosto
09:00 - Abertura, apresentação e boas-vindas: representantes festem e SUTSPEEH
ISP. Metas e dinâmica da reunião. Apresentação das / os participantes.
10:00 - As corporações transnacionais e do roubo do orçamento dos municípios: a
Equidade Fiscal e campanha para a ação sindical
Palestrante: Alejandro Villamar Calderon, LA Justiça Tributária Rede e RMALC
11:00 - Refresco
11:15 - Siga o debate de Empresas Transnacionais e Municípios
12:30 - Almoço
14:15 - O Plano de Acção adoptado em 2013, em Brasília: avanços e perspectivas.
Relatórios sub-regiões sobre o plano de ação (10 minutos por
sub-região).
15:30 - O ISP Africano Municipal Trabalhadores Rede
Palestrante: Thomas Tujina Kujan-shoots, presidente da União de Municipal
Gana e membro da Executiva da Rede Africano da Cidade do PSI
16:30 - Refresco
16:45 - Introdução ao emitir estatuto e plano de ação CONTRAMA
18:00 - Fim do dia de trabalho
Terça-feira, 5 de agosto
09:00 - União Europeia: as atualizações contra a crise econômica e as reações
sindicatos.
Oradores: Christian Meidlinger, presidente da União dos Municipal
Áustria (GOG-KMSfB); Kattnig Thomas, membro do Comité Europeu para a Economia e Assuntos Social e Municipal União da Áustria (GOG-KMSfB)
10:00 - Boas Práticas na Administração Local Negociação México
11:00 - Refresco
11:15 - Os estatutos da nova Confederação, CONTRAMA: discussão e conclusões sobre os objectivos, composição do conselho e outros espaços deliberativos.
12:30 - Almoço
14:30 - O plano de acção para os anos 2015-2016 CONTRAMA. Rastreamento 2014, para as sub-regiões. Propostas sobre questões como direitos união, comércio, impostos justos, privatizações e outros acordos.
16:00 - Refresco
16:15 - O Comitê da Juventude do ISP: plano de acção regional e propostas de o craque Municipal /.
17:15 - A composição do conselho de CONTRAMA: Nome Sugestão
18:00 - Fim do dia de trabalho
Quarta-feira, 6 agosto
09:00 - Aprovação dos estatutos, o plano de acção e da nova política
CONTRAMA
00:00 - Fim da sessão, almoço e partida para uma visita ao magnífico pirâmides de Teotihuacan, City of Gods.
Fonte: FETAMCE