MENU

Secretária de Educação diz que Patos irá pagar o Piso Nacional dos Professores

Reuniões da comissão de secretários e representantes do SINTEMP para estudar a viabilidade de atendimento às reivindicações iniciaram hoje.

Publicado: 19 Fevereiro, 2016 - 17h38

Escrito por: Patos TV.com

.
notice
Comissão de secretários recebeu representantes da categoria no dia 17 de fevereiro

Na manhã desta quarta-feira (17), representantes de diversas categorias de servidores municipais foram recebidos por uma comissão de secretários, que ouviram as reivindicações apresentadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Patos (Sintemp).  

O diálogo, que se estendeu por cerca de três horas, contou com a participação da diretoria do Sintemp, da secretária de Educação Adalmira Marques, do secretário de Administração, Pedro Leitão, da secretária Adjunta de Saúde, Sheyla Pereira, da secretária Executiva de Gabinete, Itamara Leitão, da secretária de Finanças, Meryclis Medeiros, e da contadora do Município, Clair Leitão.

Em pauta, reivindicações elencadas pelas categorias, conforme explicou a presidente do Sintemp, Carminha Soares. “São reivindicações de todas as classes associadas, algumas questões simples, que podem ser resolvidas de imediato. Outras, intermediárias, a exemplo do piso dos professores, da unificação da jornada de trabalho para oito horas, do cumprimento, na íntegra, do PCCR da saúde. Formaremos comissões específicas entre a gestão e o sindicato, para que os pleitos da Campanha Salarial 2016 sejam atendidos, ou, definirmos o que pode ser encaixado na campanha salarial do ano que vem”, listou a presidente do Sintemp.

A secretária de Educação Adalmira Marques, antecipou que a gestão Municipal irá pagar o Piso Nacional dos Professores. “No último dia 11 de fevereiro creditamos o valor total do terço de férias, nas contas de 597 professores. Com muita vontade de valorizá-los, uma vez que a situação econômica dos Municípios não é boa. A prefeita Francisca Motta irá pagar pelo quarto ano consecutivo o Piso Nacional aos nossos docentes, cujo investimento e retroativo será abordado junto ao sindicato, em uma reunião específica, na próxima semana”, antecipou Adalmira Marques.

A secretária de Finanças do Município, Meryclis D’ Medeiros, reforçou a postura de diálogo e construção de soluções da Gestão, para a melhoria da qualidade do trabalho dos servidores Municipais.

“Dos sessenta e cinco pontos que escutamos atentamente, observamos que muitos já foram encaminhados, todavia, precisam ser desburocratizados. Aqui deliberamos que serão formadas três comissões junto com o Sindicato, uma para assuntos pontuais, outra para acompanhamento de distribuição e uso de equipamentos de proteção individual e uma última, com as Secretarias que possuem folha extensa e por consequência, alta demanda de recurso humano”, ressaltou.

A secretária de Finanças avaliou como positiva a reunião, diante do pleno estabelecimento do diálogo e de consciência dos servidores e do sindicato, para com a situação econômica enfrentada na atualidade.

“O Município quer dar as mãos e trabalhar junto com o Sindicato e com os servidores. Pra que se tenha ideia, em 2015, com a queda do FUNDEB, o Município, ao todo, teve que repassar para a Educação, e com recursos próprios, mais de cinco milhões de reais. Trago essa informação para que os servidores alcancem que o município os prioriza, entre tantas prioridades, e é com muito esforço que a Prefeita Francisca Motta mantém os salários em dia,” afirmou.

Nesta sexta-feira (19), ocorreu a primeira reunião interna da comissão de secretários com o sindicato para estudo de viabilidade das reivindicações comuns a todas as Secretarias e expostas na Campanha Salarial 2016, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Patos.