Escrito por: Sindsep

Secretaria de Cultura é desocupada depois de protesto contra André Sturm

Movimentos exigem saída imediata do secretário do comando da Pasta

Sindsep
Ocupação iniciou no dia 31 de maio

Trabalhadores da Cultura do município de São Paulo deliberaram, em assembleia realizada na noite da última quinta-feira (1º), por desocupar o prédio da Secretaria de Cultura da cidade de maneira pacífica. A decisão foi tomada em função do entendimento dos integrantes da ocupação de que precisavam defender sua integridade física, pois conhecem a capacidade de violência do Estado. Eles saíram de cabeça erguida e comprometidos a continuar a luta pelas suas demandas e pelos pontos colocados na construção da Cultura do município. 

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo (Sindsep), os trabalhadores saem vitoriosos, pois venceram a invisibilidade imposta pela grande mídia e a repressão a que historicamente estão submetidos. A categoria expôs publicamente a incapacidade do secretário municipal de Cultura, André Sturm, e do prefeito João Doria Jr. de dialogarem. "Eles não vão bater na nossa cara de novo, como batem dia após dia em nossas quebradas", protestaram. 

A ocupação - realizada por movimentos, artistas e trabalhadores que atuam a favor da cultura -, iniciou na última quarta-feira (31) para exigir a saída imediata de Sturm do comando da Pasta. Nos seis primeiros meses de gestão, o secretário vem promovendo um processo de desmonte da Cultura, cometendo uma série de erros e impondo uma postura autoritária em relação aos trabalhadores, aos servidores públicos e à sociedade. 

Sindsep repudia ameaça à agente cultural

No último dia 30, o Sindsep repudiou a ameaça do secretário de "quebrar a cara" do agente cultural da Zona Leste, Gustavo Soares, do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo. A  entidade entendeu que o comportamento de Sturm demonstra a verdadeira face da gestão do prefeito João Dória Jr.

A ameaça ocorreu na noite de 29 de maio, durante reunião do secretário, realizada na sede da Secretaria de Cultura, com a assessora Barbara Rodarte, a coordenadora do Núcleo das Casas de Cultura, Priscila Machado, e a vítima. O encontro tinha como pauta discutir a possível renovação do contrato de gestão compartilhada da Casa de Cultura Ermelino Matarazzo/Ocupação Cultural Mateus Santos, firmado na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad, que se encerrou em abril deste ano.

Durante o encontro, Gustavo Soares questionou a falta de investimentos do poder público na Cultura. Insatisfeito, o secretário alterou o tom de voz, faz várias ameaças, dentre elas a de partir para a agressão contra o agente cultural. “Vou quebrar sua cara! É isso mesmo: vou quebrar sua cara!”, ameaçou o secretário desequilibrado. "Não podemos aceitar um representante do governo que age de forma autoritária, antidemocrática e de coação, como o senhor André Sturm", protestou a direção do Sindsep.  

Edição: Déborah Lima