MENU

Raimundo Nonato da CUT é eleito vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho

O novo dirigente destacou que prioridade será identificar as necessidades da população

Publicado: 11 Fevereiro, 2021 - 14h34

Escrito por: Portal CN

.
notice
.

Eleito para um mandato de dois anos, o novo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Porto Velho, Raimundo Nonato, destacou a importância do colegiado e anunciou que uma das prioridades do seu mandato é trabalhar com seriedade para mudar a cara do Conselho e viabilizar a capacidade do grupo, identificando as necessidades da população para se buscar novas estratégias.

O Conselho Municipal de Saúde é constituído por representantes do segmento governamental, trabalhadores e usuários de serviços da saúde do município. O colegiado é um dos princípios mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a participação da sociedade no processo de fiscalização da aplicação dos recursos da saúde e do trabalho realizado em benefício da população.

Fiscal da execução das políticas públicas de saúde

A partir de agora, Raimundo Nonato deve fiscalizar a execução das políticas de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, no âmbito do SUS na capital de Rondônia.

O vice-presidente eleito parabenizou os colegas e desejou que este ano seja proveitoso para o Conselho, que tem o desafio de articular um pacto da saúde entre o município e o Governo do Estado em plena pandemia.

“Esse espaço democrático é resultado de um processo democrático de descentralização da saúde. A instituição deve ser acessível para a participação da comunidade nas políticas públicas e administração da saúde. A principal função do Conselho é buscar soluções de forma conjunta para poder unir o esforço de gestão, do trabalhador e usuário no sentido garantidor do sistema de saúde”, declarou.