MENU

Professores municipais em greve protestam no Centro de Fortaleza

Categoria reclama impasse com valor do Fundef e reajuste de 11,36%.

Publicado: 12 Fevereiro, 2016 - 17h28

Escrito por: Portal G1

Edson Cândido
notice
Manifestação ocorreu hoje pela manhã em frente ao Paço Municipal de Fortaleza

Professores municipais realizam um protesto em frente ao Paço Municipal, em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira (12), primeiro dia de greve dos profissionais. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Fortaleza (Sindiute), entre as reivindicações, a categoria optou pela paralisação devido ao impasse sobre as verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Outro pedido é um reajuste de 11,36%.

A manifestação começou por volta de 8h30. No Centro, as ruas Sobral e São José foram fechadas. Dos 11 mil professores, 30% devem continuar trabalhando. Mesmo assim, 150 mil alunos devem ficar sem aula. A greve, de acordo com os sindicalistas, vai permanecer até que haja acordo com a prefeitura.

O sindicato decidiu deflagrar a greve em assembleia com a categoria, realizada na última quinta-feira (4). De acordo com os sindicalistas, cerca de 1.300 servidores estavam presentes. A Prefeitura de Fortaleza, conforme programado pelo sindicato, seria informada na sexta-feira (5).

A Secretaria Municipal da Educação (SME) informou, por meio de nota, "que as propostas da categoria estão sendo analisadas e reafirma que permanece aberta ao diálogo com o sindicato que representa os professores de Fortaleza".

Fundef

Os recursos do Fundef eram provenientes de contribuição dos próprios estados e municípios, que são destinatários dos repasses realizados e responsáveis por sua execução em favor do ensino fundamental. Esse recursos eram arrecadados pela União, que "devolvia" aos estados e municípios conforme o custo por aluno.

De acordo com a legislação, um mínimo de 60% desses recursos devem ser utilizados na remuneração dos profissionais do magistério (professores no exercício da docência e técnicos das áreas de administração ou direção escolar, supervisão, orientação educacional, planejamento e inspeção escolar) em efetivo exercício no ensino fundamental público, e o restante (máximo de 40%) em outras ações de manutenção e desenvolvimento desse nível de ensino.

No último dia 29, a Justiça determinou o bloqueio de 60% do valor do Fundef de Fortaleza e cidades da Região Metropolitana. A decisão atendeu ao pedido do Sindicato dos Professores e Servidores do Estado, que pede que a verba seja destinada ao magistério. O valor bloqueado de R$ 361 mil faz parte de uma remessa devida pela União destinada a complementação do valor por aluno entre os anos de 2004 e 2006. A Prefeitura de Fortaleza, no entanto, argumenta que o valor pode ser utilizado em outras áreas, como a saúde.

"O recurso [recebido pela Prefeitura] não é um recurso do Fundef. Esse é um recurso de indenização, de ressarcimento da União aos cofres municipais. Inclusive a natureza do financiamento é descrito [no repasse da União]. Isso não quer dizer que a gente não vá sentar com as pessoas para conversar", declarou o prefeito Roberto Cláudio durante a solenidade de abertura período legislativo de 2016 na Câmara Municipal de Fortaleza, no último dia 1º.