Escrito por: Confetam/CUT

Primeiro dia de greve para 1,5 mil servidores em Campinas

Categoria reivindica reajuste de 23%. Uma nova rodada de negociações está marcada para esta quarta-feira (25)

STMC
Servidores fizeram passeata pelo Centro da cidade

O primeiro dia de greve dos servidores municipais de Campinas, deflagrada nesta segunda-feira (23), gerou reflexos na saúde, educação, serviços públicos e segurança, de acordo com Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (STMC). 

Além de concentração em frente ao Palácio dos Jequitibás, os trabalhadores fizeram passeata pelas principais vias do Centro com faixas e cartazes para reivindicar aumento de 23% nos salários, vale-alimentação de R$ 1.017, um hospital para servidores, entre outras reivindicações.

O coordenador do Sindicato, Jadirson Tadeu Cohen, estimou adesão à greve de pelo menos 1,5 mil funcionários. A folha atual gira em torno de R$ 102 milhões

"A manifestação foi acima do esperado, houve uma adesão grande. Principalmente educação e saúde, onde há insatisfação muito grande, e sem fazer piquetes. Acredito que essa quantidade (de adesão à greve) deve dobrar até quarta-feira (25)", afirmou o sindicalista. Uma nova mesa de negociação está agendada para amanhã (25). 

Sobre a liminar concedida pela Justiça, que obriga manutenção de 70% dos serviços essenciais, o diretor do Sindicato adiantou que a entidade irá recorrer. 

Os servidores decidiram iniciar greve depois da sétima rodada de negociação com a Prefeitura, quando nenhuma proposta de reajuste foi apresentada à categoria. 

Com informações do portal G1