MENU

Presidenta da Confetam representa o Brasil em encontro sobre o futuro do serviço público na América Latina

Encontro reuniu nesta quinta (27), em Buenos Aires, 64 representantes de diversos países das Américas do Sul, Central e México.

Publicado: 28 Junho, 2019 - 12h37

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
Vilani Oliveira e o colombiano Darío Restrepo apresentaram o relatório final da atividade

A presidenta das Confederações dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal das Américas (Contram/ISP) e do Brasil (Confetam/CUT), Vilani Oliveira, representou o país em encontro com 64 representantes de diversos países, nesta quinta-feira (27), em Buenos Aires, para discutir o futuro do setor público na América Latina.

Quatro pontos nortearam os debates: os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor, oportunidades para fortalecer os sindicatos e promover a melhoria da qualidade de vida dos servidores, e as prioridades das entidades sindicais no contexto atual.

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos dos debates estão a organização e proteção dos sindicatos, por meio da estruturação de ações homogêneas que integrem o heterogêneo, a diversidade e a inclusão; de investimentos em capacitação e formação dos dirigentes sindicais, em particular os jovens, as mulheres e lideranças LGBTs; e do combate à criminalização da atividade sindical e das políticas regressivas de direitos trabalhistas, em uma ação conjunta de defesa dos direitos humanos e do estreitamento de laços entre as entidades sindicais e o cidadão comum.   

Os participantes também discutiram os impactos da digitalização e automatização das fontes de emprego, e a necessidade urgente de os sindicatos de adequarem à nova realidade tecnológica do mundo do trabalho.

Plano de ação da ISP para as Américas

“Devemos estar à altura da evolução dos meios de produção e para isso devemos nos capacitar e tratar de utilizar a tecnologia a nosso favor. E nesse campo, os jovens e as mulheres devem ser atores fundamentais, pois esses grupos representam um grande baluarte na nova revolução”, conclui o relatório final do encontro, apresentado por Vilani Oliveira e pelo colombiano Darío Restrepo, secretário de Direitos Trabalhistas e Sindicais da Contram/ISP. 

"Ontem (quinta) à tarde, houve reuniões por setores: saúde, educação,  administração central, municipais, água e energia. Hoje (sexta) é  a apresentação dos relatórios a serem incluídos no plano de ação da ISP (Internacional de Serviços Públicos) para as Américas", explica Vilani. 

IAMRECON encerra sábado

O encontro sobre o futuro do setor público na América Latina integrou o programa de atividades da12ª Conferência Regional Interamericana (IAMRECON/2019). Promovida pela ISP, a IAMRECON/2019 encerra neste sábado (29), na Argentina.