MENU

Prefeitura de Caucaia (CE) anuncia reajuste de 7,64% para professores

O aumento será o mesmo indicado pelo Ministério da Educação. Demais servidores municipais terão 6,5% de reajuste

Publicado: 13 Fevereiro, 2017 - 14h48

Escrito por: Sindsep Caucaia

.
notice
As presidentes da Fetamce, Enedina Soares, e do Sindsep, Maria Santos, participaram do anúncio

A Prefeitura de Caucaia convocou os servidores públicos para ato público realizado na manhã de hoje, 13 de janeiro. O objetivo da atividade foi anunciar o reajuste salarial de todas as categorias. Para os professores, o aumento será o mesmo indicado pelo Ministério da Educação, que é de 7,64%. A concessão do aumento do magistério será de forma linear, contemplando todas as referências. Já os trabalhadores das demais secretarias, deverão receber crescimento de 6,5% na remuneração. Em ambos os casos, os funcionários receberão a reposição de forma retroativa a janeiro de 2017. Os reajustes deverão ser validados na folha de pagamento deste mês de fevereiro. As diferenças de janeiro serão pagas de duas vezes nos meses de março e abril.

“Os servidores não podem ficar prejudicados. Uma administração de sucesso tem que passar pela valorização do servidor público”, comentou o prefeito da cidade, Naumi Amorim. Além do reajuste, os servidores receberão a progressão funcional para os servidores que integram o Plano de Carreiras: médicos, guardas municipais, agentes municipais de trânsito, trabalhadores de nível superior, e funcionários das secretarias de finanças, desenvolvimento social, meio ambiente e gestão. O Secretário de Finanças, Planejamento e Orçamento, Marcus Cavalcante, informou que o pagamento do retroativo da progressão será de forma parcelada.

Por sua vez, a Secretária de Educação, Lindomar Soares, anunciou que, além do reajuste, 101 professores terão finalmente a progressão vertical, que é a mudança de nível. Estes haviam dado entrada em processos ao longo do tempo e não haviam sido contemplados. Sobre a progressão horizontal especificamente do magistério, a gestora anunciou que a sua pasta irá concluir a análise de impacto financeiro da medida e a quitação da demanda deve ser anunciada ainda neste semestre, através da comissão gestão de carreira.

Lindomar falou, por fim, da convocação dos profissionais do magistério aprovados e que estão cadastro de reserva do concurso de 2016. De acordo com recomendação do Ministério Público, o Executivo deve convocá-los, ainda que de forma temporária. A Secretária explicou que está concluindo o ato de chamada destes trabalhadores e que há a expectativa de, após o período de contrato temporário e após a ratificação da chamada do concurso, os aprovados serem confirmados nos cargos, obviamente até preencher as vagas carentes.

As demais pautas da Campanha Salarial dos Servidores Públicos serão debatidas por meio da mesa de negociação entre prefeitura e sindicato. Conforme Enedina Soares, presidenta da Fetamce, há ainda muito a ser discutido. “O primeiro foi dado prefeito e foi positivo. Vamos agora avançar nas demais reivindicações dos servidores”, avaliou a dirigente.

Maria Santos, presidente do Sindsep, informou que os avanços conquistados até aqui foi também fruto da pressão de sindicato e servidores, que têm construído um diálogo permanente com a nova gestão. “Vamos precisar nos mobilizar ainda mais e estar pautando os nossos direitos. Foi um bom começo”, disse a liderança sindical.