MENU

Pautas da educação não avançam e mesas são adiadas

Na manhã de hoje (30), houve algum avanço na pauta específica, mas plano de carreira e outras questões ficam para próxima.

Publicado: 01 Julho, 2014 - 00h00

notice

Duas reuniões levaram educadores ao Edifício Delta, hoje. Lá, no nono andar, onde se organiza os recursos humanos da Prefeitura, representantes da Secretaria de Educação se reuniram com o Sismuc às 9:00 para discutir pautas específicas. Já a segunda reunião, sobre o plano de carreira, não ocorreu. Ficaram marcadas duas novas reuniões, uma no dia 4 de julho, antes da próxima assembleia dos educadores (17), e outra para o dia 30 do mesmo mês. A primeira sobre o plano de carreira e, a segunda, sobre a pauta específica - ambas a partir das 9 horas de cada dia.
Durante a primeira conversa, a gestão informou que a mudança de nomeclatura de "educador" para "professor de educação infantil" está sendo encaminhada hoje mesmo para a Câmara de Vereadores anexa ao plano de carreira do Magistério. Ainda, oficializou-se a comissão paritária que formulará o processo eleitoral para as direções dos Cmeis - Centros Municipais de Educação Infantil. Ela é formada por dois representantes do sindicato, dois da categoria e pela gestão.
Houve avanços em direção ao entendimento comum sobre a educação especial. Para o Sismuc, é preciso aprimorar a parceria com a Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais (Cane). Apesar de ser positiva a existência do projeto, os educadores não sentem que as políticas implementadas pelo órgão estejam dando conta da inclusão nos Cmeis. Para eles, ainda é muito tímida a inserção de especialistas nos centros, além de haver um déficit na formação da própria categoria, assim como dos profissionais da pedagogia e das direções.
Mais do que isso, esse atendimento especial só ocorre depois que a unidade de saúde emite um laudo comprovando a situação especial da criança. No meio tempo, enquanto não é verificada tal situação, não se tem o cuidado adequado e, segundo as educadoras, isso costuma se arrastar até o ensino fundamental. Assim, muitas crianças acabam ficando sem atenção especial por conta da burocracia. Portanto, é necessário haver algum tipo de atendimento que se dê mesmo antes do laudo, um acompanhamento prévio que oriente a abordagem às crianças ainda sem diagnóstico, mas que apresentam desafios.
No decorrer do debate, foi apontado que o teto da reunião havia sido atingido há algum tempo, de modo que foram discutidas apenas quatro das 12 pautas específicas. Foi por isso que se marcou nova reunião para o dia 30 de julho às 9 horas, duas semanas após o fim do recesso na educação.
Plano de Carreira

Como a discussão anterior se estendeu, a gestão municipal propôs o adiamento da reunião. Como de fato não haveria tempo para discutir tais questões, a proposta foi aceita e uma nova reunião ficou marcada para esta sexta-feira (4), às 9 horas.
Serviço
Mesa Plano de Carreira Educadores
Data: 4 de julho
Hora: 9 hs
Local: Ed. Delta
Assembleia dos Educadores
Data: 17 de julho
Hora: A definir
Local: A definir
Mesa pauta específica Educadores

Data: 30 de julho
Hora: 9 hs
Local: Ed. Delta
Fonte: SISMUC