MENU

Nota de solidariedade à Vilani Oliveira, ex-presidenta da Confetam/CUT

A dirigente sindical na manhã da última quarta-feira (15/06) foi vítima de violência e de cerceamento da liberdade de expressão e de manifestação na cidade de Maracanaú (CE).

Publicado: 20 Junho, 2022 - 15h43

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
A Confetam/CUT vem, através de nota, prestar toda solidariedade e apoio à ex-presidenta da entidade.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), vem, através de nota, prestar toda solidariedade e apoio à ex-presidenta da entidade, Vilani Oliveira. A dirigente sindical na manhã da última quarta-feira (15/06) foi vítima de violência e de cerceamento da liberdade de expressão e de manifestação na cidade de Maracanaú (CE).

Vilani visitava a Cidade Junina do São João de Maracanaú quando foi confrontada pelo prefeito Roberto Pessoa, porque segurava um cartaz cobrando o reajuste salarial de 33,24% para os profissionais do magistério. O gestor tomou o cartaz de suas mãos, amassou o papel, numa medida truculenta evidenciando clara tentativa de intimidação, e ainda a segurou pelos ombros.

A grosseria foi presenciada por outras pessoas que também visitavam o local, e registrada através de vídeos e imagens massivamente replicados nas redes sociais. O gestor da cidade ainda usou palavras de baixo calão para se referir à dirigente como “pilantra”, em uma total falta de respeito e compostura em um evento promovido pela sua gestão.

Não há motivos que justifiquem a violência praticada a uma mulher, seja em âmbito doméstico e familiar, seja no âmbito profissional. Não podemos ser tolerantes nem tão pouco naturalizar práticas de violências de qualquer tipo contra a mulher, sobretudo no exercício profissional. 

Toda a nossa solidariedade e acolhimento à companheira Vilani!