Escrito por: Fetamce

No mês dos servidores públicos, Fetamce convoca para Outubro de Lutas

Dentro da programação do mês, o lanchamento da 8ª Marcha dos Servidores Municipais do CE

.
.

Neste mês em que se comemora o dia dos servidores públicos, celebrado em 28 de outubro, a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) realiza a mobilização “Outubro de Lutas – Em defesa dos servidores e dos serviços públicos municipais”.

A entidade orienta aos sindicatos filiados para intensificar a luta dos servidores municipais contra o retrocesso e contra o desmonte do Estado brasileiro, criando agendas municipais de luta e resistência.

Conforme deliberação da diretoria da Federação, reforçada no planejamento estratégico da entidade, aos sindicatos que forem realizar confraternizações, é orientado que criem espaço para tratar da conjuntura atual para os servidores públicos, onde está em curso a destruição dos direitos.

Segundo Enedina Soares, presidenta da Fetamce, diante do cenário posto, a única alternativa para barrar as contra-reformas, é sair às ruas. “Só tem uma forma de colocar o Temer para fora e derrotar essas reformas, é o povo indo para as ruas. Nós, servidores municipais do Ceará, deliberamos continuar construindo o processo de unidade da classe trabalhadora e pela necessidade de uma disposição para a luta”, disse.

“O desafio é ampliar a defesa dos serviços públicos. É mostrar que, diferente do que pensa o governo, não estamos defendendo os ‘nossos privilégios’, mas sim defendendo os interesses da população. Essa tem que ser a nossa principal bandeira: defender os serviços públicos e os direitos dos trabalhadores”, defende a secretária de organização da Federação, Ninivia Campos, no mês em que a Reforma da Previdência pode entrar na pauta do Congresso Nacional.

Conforme Ninivia, é meta do mês também intensificar a Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista, que vai coletar 1,3 milhão de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que propõe a revogação da Reforma Trabalhista de Temer, prevista para entrar em vigor no próximo dia 11 de novembro.

Confira a agenda geral do Outubro de Lutas, que contará ainda com atos nos municípios e na regionais da Fetamce no Ceará:

05/10 – Lançamento da 8ª Marcha Estadual dos Servidores Municipais do Ceará e da 2ª edição do livro “A Constituição como Simulacro” do Dr. Luiz Moreira, às 14h na Assembleia Legislativa do Ceará;

16/10 – Confetam realiza Seminário Nacional: “Desafios e Perspectivas do Financiamento da Educação Brasileira” e Seminário Nacional: “Os Impactos da Reforma da Previdência no Serviço Público”;

16 a 22/10 – Jornada Nacional contra Aprovação da Reforma da Previdência – Data marcada para o processo de votação da Reforma da Previdência no Congresso. Proposta de realizarmos atividades, atos, ocupações no maior número possível de municípios brasileiros, fazendo trabalho de base, explicando a gravidade da reforma da previdência nas bases, usando as rádios, panfletos, e pressionando nas prefeituras, câmara de vereadores, paroquias, etc. Quem puder ir nas capitais, deve ir nas assembleias legislativas pressionar os deputados estaduais a pressionam os federais no dia da votação ou um dia prévio a votação da previdência, há duas propostas sendo construídas pelo movimento sindical: a) Realizar novamente uma caravana com o Ocupa Brasília; e b) Consultar as demais centrais sindicais para realizarmos uma nova greve geral;

21/10 – Seminário: “Os impactos das reformas nas campanhas salariais”- 14ª Jornada Nacional de Debates do Dieese. 8 às 16h, no Crato (CE);

(Todo o mês) – Campanha Nacional pela Anulação da Reforma Trabalhista;

(Dia a definir) – Audiência Pública sobre Financiamento da Educação Pública.