MENU

Movimentos resistem contra o PL da Terceirização

Mobilizações em todo o país defenderam o trabalho decente.

Publicado: 08 Abril, 2015 - 17h04

Escrito por: Fetamce

As centrais sindicais e movimentos sociais foram às ruas em 17 estados e no Distrito Federal, nessa terça-feira (7), lutar contra o projeto que regulamenta a terceirização na iniciativa privada e nas empresas públicas e de economia mista (PL 4330/04). A maior concentração ocorreu em Brasília, onde cerca de três mil trabalhadores mobilizaram-se na Câmara dos Deputados.
 
 
O Plenário da Casa aprovou nesta terça-feira, por 316 votos favoráveis, 166 contrários e 3 abstenções, a urgência do projeto. A proposta, que libera a terceirização “ampla, geral, e irrestrita”, segundo Paulo Vannuchi, analista político da Rádio Brasil Atual, será votada nesta quarta-feira (8).
 
Em encontro com o presidente da CUT, Vagner Freitas, o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), se mostrou irredutível na sua convicção de votar o projeto. Ainda de acordo com Paulo Vannuchi, tal posição está no bojo da “ofensiva conservadora e reacionária”, que é liderada pelo deputado do PMDB. Tal episódio “deixa nítidos os conflitos de classe”, afirma.
 
Violência gratuita
Fora da Câmara, os trabalhadores presentes sofreram ao serem impedidos de acessar o Congresso, que deveria ser a Casa do Povo. Os manifestantes foram duramente reprimidos pelo Departamento de Política Legislativa (Depol), sob ordens de Eduardo Cunha. O saldo do dia foram dezenas de pessoas vítimas de gás de pimenta, oito manifestantes e dois parlamentares feridos. Assessor da CUT, Nelson Canesin foi violentamente agredido pelos policiais, sofrendo ferimentos graves na cabeça. O sindicalista recebeu atendimento médico e está se recuperando.
 
A professora Vilani Oliveira, presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), avalia o episódio como uma afronta à liberdade de expressão e à organização social. “Impedir os trabalhadores de se manifestarem é uma ação ditatorial. É inadmissível querer reprimir a voz dos movimentos sociais, ainda por cima na base da violência gratuita. Mas a resposta é clara: a classe trabalhadora vai resistir na luta contra a terceirização. Não vamos ceder”, ressalta.
 
Coalização de forças
PT e PCdoB adiantaram o voto contrário antes mesmo do início da discussão da urgência. Na votação do regime de urgência, outros partidos foram contra: PSOL, PROS, PDT, PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB. Os favoráveis à votação imediata nesta semana foram PMDB, PP, PTB, PSC, PHS, PEN, PSDB, PSD, PR, DEM, Solidariedade, PPS e PV. O PSB, entretanto, liberou a sua bancada.
 
Mantida esta correlação, os trabalhadores podem ser derrotados. Caso isto ocorra, Graça Costa, secretária de relações do trabalho da CUT, adverte: “Vamos colocar seus rostos em cartazes e a população vai saber quem precarizou o direito dos trabalhadores”.
 
Graça destaca ainda os prejuízos causados pelo sindicalismo que se alia a interesses empresariais em troca de recursos, atacando direitos trabalhistas, a exemplo do envolvimento do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP), também presidente da Força Sindical.
 
A CUT está articulando uma nova paralisação geral contra o PL 4330, com data a ainda a ser definida.
 
Com informações da Rede Brasil Atual, CUT e UOL.