MENU

Mesas temáticas debatem estratégias que guiarão a organização dos servidores municipais

Durante a tarde de sábado (7), os servidores municipais participantes do VIII Congresso foram separados em mesas temáticas para debater as estratégias que guiarão a organização do grupo nos próximos três anos.

Publicado: 11 Junho, 2014 - 00h00

notice

Os trabalhadores apreciaram o Documento Base do evento e submeteram emendas. Foram realizadas seis mesas temáticas e discutidos quatro Eixos Estratégicos do Plano de Lutas para o próximo período. Segundo Enedina Soares, presidente da Federação, as propostas estão em consonância com a estratégia global da CUT e da CONFETAM.
Os eixos foram: “Defender os direitos dos trabalhadores atacados no mundo, no Brasil e nos municípios”, “Exercer papel propositivo e ativo nas Eleições 2014 com vistas ao desenvolvimento democrático e sustentável”, “Fortalecer o sindicalismo cutista e a organização do ramo dos municipais”; e “Potencializar e dinamizar uma agenda pela igualdade de oportunidades no Serviço Público Municipal”.
As modificações sugeridas no debate das mesas serão levadas à apreciação da plenária final, realizada na manhã de domingo (8). Confira a divisão das mesas temáticas:
- Organização por local de trabalho e por categorias profissionais: formação, sindicalização, comunicação e inovação sindical
(Facilitador: Alex Citó – diretor do Sindicato dos Bancários);
- Igualdade de oportunidades no serviço público municipal: homofobia, etnia, assédio moral, mulheres e juventude
(Facilitadora: Luma Andrade – doutora em Educação, professora da Unilab)
- Precarização do trabalho no serviço público municipal: terceirização, piso salarial, plano de cargo e carreira e concurso
(Facilitadora: Marilane Oliveira Teixeira – ecnonomista, professora da Unicamp);
- Controle social e democracia participativa nos municípios: capacitação de conselheiros, lei da informação e transparência e ciclo orçamentário
(Rosilene Cruz – subseção do Dieese na Fetamce);
- Saúde do Trabalhador e da trabalhadora
(Facilitadora: Regina Maciel – doutora em Psicologia pela UFRGS, professora do Unifor);
O Congresso, que começou na última sexta-feira (6), terminada hoje (8), quando ocorrerá a eleição para a diretoria da Fetamce para o próximo triênio.
Fonte: FETAMCE