MENU

Mais de 3 mil profissionais de saúde morreram de Covid-19 em todo o mundo

Os dados são do relatório da Anistia Internacional: "Exposta, silenciada, atacada: falhas na proteção da saúde e dos trabalhadores essenciais durante a pandemia de Covid-19"

Publicado: 15 Julho, 2020 - 15h43

Escrito por: Confetam

Reprodução da Internet
notice

"Os governos devem ser responsabilizados pelas mortes de trabalhadores da saúde e essenciais que eles não protegeram da Covid-19", disse a Anistia Internacional, ao divulgar um novo relatório documentando as experiências dos trabalhadores da saúde em todo o mundo.

A análise da organização dos dados disponíveis revelou que mais de três mil profissionais de saúde morreram do Covid-19 em todo o mundo - um número que, provavelmente, está significativamente subestimado.

É especialmente preocupante ver que alguns governos estão punindo os trabalhadores que expressam suas preocupações sobre as condições de trabalho que podem ameaçar suas vidas.

De forma alarmante, a Anistia Internacional documentou casos em que os profissionais de saúde que levantam questões de segurança no contexto da resposta do Covid-19 enfrentaram retaliação, variando de prisão e detenção a ameaças e demissão.

“Com a pandemia de Covid-19 ainda acelerando em todo o mundo, instamos os governos a começarem a levar a sério a vida em saúde e em trabalhadores essenciais. Os países que ainda enfrentam o pior da pandemia não devem repetir os erros dos governos cuja falha na proteção dos direitos dos trabalhadores teve consequências devastadoras”, disse Sanhita Ambast, pesquisadora e consultora de direitos econômicos, sociais e culturais da Anistia Internacional.

“Os profissionais de saúde na linha de frente são os primeiros a saber se as políticas do governo não estão funcionando e as autoridades que os silenciam não podem afirmar seriamente que priorizam a saúde pública”, destaca Sanhita Ambast.

Milhares perderam suas vidas

Atualmente, não existe um rastreamento global sistemático de quantos profissionais de saúde e essenciais morreram após a contratação do Covid-19.

No entanto, a Anistia Internacional recolheu e analisou uma ampla gama de dados disponíveis que mostram que mais de três mil profissionais de saúde morreram depois de contratar o Covid-19 em 79 países ao redor do mundo.

Clique no mapa abaixo para obter mais informações sobre cada país:

 

 

De acordo com o monitoramento da Anistia Internacional, os países com o maior número de mortes de profissionais de saúde até agora incluem os EUA (507), Rússia (545), Reino Unido (540, incluindo 262 assistentes sociais), Brasil (351), México (248) , Itália (188), Egito (111), Irã (91), Equador (82) e Espanha (63).

É provável que o valor geral seja muito maior devido à subnotificação e comparações precisas entre países são difíceis devido às diferenças na contagem. Por exemplo, a França coletou dados de apenas alguns de seus hospitais e centros de saúde, enquanto números de profissionais de saúde falecidos fornecidos por associações de saúde no Egito e na Rússia foram contestados por seus governos, de perfil autoritário.

Escassez de equipamentos de proteção para salvar vidas

Os profissionais de saúde relataram escassez grave de equipamentos de proteção individual (EPI) em quase todos os 63 países e territórios pesquisados ​​pela Anistia Internacional.

Isso inclui países que ainda podem ter o pior da pandemia, como Índia e Brasil e vários países da África. Um médico que trabalha na Cidade do México disse à Anistia que os profissionais de medicina de lá gastavam cerca de 12% de seus salários mensais na compra de seu próprio EPI.

Além da escassez global de oferta, as restrições comerciais podem ter agravado esse problema. Em junho de 2020, 56 países e dois blocos comerciais (a União Européia e a União Econômica da Eurásia) adotaram medidas para proibir ou restringir a exportação de algumas ou todas as formas de EPI ou seus componentes.

"Enquanto os estados devem garantir que haja EPI suficiente para os trabalhadores em seus territórios, as restrições comerciais correm o risco de agravar a escassez em países dependentes de importações", enfatiza Sanhita Ambast.

"A pandemia de Covid-19 é um problema global que requer cooperação global", conclui a representante da Anistia Internacional.

Represálias

Em pelo menos 31 dos países pesquisados ​​pela Anistia Internacional, os pesquisadores registraram relatos de greves, greves ameaçadas ou protestos pela saúde e trabalhadores essenciais como resultado de condições inseguras de trabalho. Em muitos países, essas ações foram alvo de represálias por parte das autoridades.