MENU

Luciano Manoel do Nascimento é o novo presidente da Fetam São Paulo

Advogado e guarda civil, o diretor de Administração e Finanças do Sindicato dos Municipais de Santo André substitui Paula Leite na gestão 2016/2020

Publicado: 06 Junho, 2016 - 15h07

Escrito por: Confetam

Nayara Striani/Mídia Consulte
notice
Nova direção assume entidade pelos próximos quatro anos

O diretor do Sindicato dos Servidores Municipais de Santo André (SindServ), Luciano  Manoel do Nascimento, é o novo presidente da Federação dos Servidores Públicos Municipais de São Paulo (FETAM/SP), em substituição a Paula Leite, do Sindicato dos Municipais do Estado (Sindsep). Depois de dois mandatos (2009-2016), Paula deixa o comando da FETAM/SP para assumir a Presidência da Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras Municipais das Américas (CONTRAM/ISP).

Guarda civil municipal desde 2003 e advogado, Luciano Nascimento foi eleito para a gestão 2016/2020 pelos 140 delegados e delegadas que participaram do 9º Congresso FETAM/SP, realizado no final do mês de maio, no Centro de Formação do Sindsep. Ele também é diretor do Departamento de Administração e Finanças do SindServ e atua na defesa jurídica do agente de segurança pública municipal.

"É com alegria que assumo a presidência dessa grande entidade que é a FETAM. Vamos fazer o esforço máximo para combater uma agenda prejudicial aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da rede pública municipal, que tramita no Congresso Nacional. Também vamos fazer uma manutenção forte do sistema de proteção dos direitos, por meio dos nossos sindicatos filiados, e defender as pautas visando sempre a unidade nas lutas", disse o novo presidente. 

"Santo André foi um dos sindicatos que ajudaram na construção da FETAM e tenho certeza que o companheiro Luciano e toda a direção farão um excelente trabalho para continuar fortalecendo a organização do funcionalismo público nas 19 Subsedes da CUT/SP no Estado", elogiou a ex-presidente. 

A FETAM-SP tem 55 sindicatos filiados que representam 215 cidades no Estado, que totalizam uma base de 890 mil servidores municipais.

Plano de Lutas

Além de escolher a nova direção da FETAM/SP, os delegados e delegadas também aprovaram um Plano de Lutas da entidade, que destaca as principais ações da FETAM no próximo período. Algumas das bandeiras são a realização de Caravanas nas 19 Subsedes da CUT/SP para fortalecer a organização do funcionalismo e o combate ao Projeto de Lei Complementar (PLC30) aprovado pela Câmara dos Deputados e agora está em pauta no Senado, que autoriza a terceirização da atividade-fim, hoje proibida no Brasil pela Súmula nº 331, I e III, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). 

Outra luta é contra o nefasto Projeto de Lei 257/2016 que versa sobre o refinanciamento da dívida dos estados com a União, desde que estados e municípios cumpram algumas obrigações, entre elas: a não realização de concursos públicos, a ampliação das terceirizações, o não pagamentos de reajuste salarial, entre outras medidas prejudiciais aos direitos dos servidores públicos municipais.
 
A participação da FETAM e dos sindicatos filiados nas manifestações da Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo em defesa da democracia, contra o golpe e a retirada de direitos é outra bandeira de luta aprovada pelos dirigentes.

Fonte: Sindserv/Santo André