Webmail CUT

Acesse seu Webmail CUT


Login CUT

Acesse a CUT

Esqueceu a senha?

Formação 2014 encerra em ponto alto no Sismuc

Para o ano que vem, Curso de Formação começa de novo e módulos avançados devem trazer mais conhecimento aos trabalhadores.

Escrito por: • Publicado em: 25/11/2014 - 00:00 Escrito por: Publicado em: 25/11/2014 - 00:00

Neste final de semana o Sismuc realizou o sétimo e último módulo do Curso de Formação Política e Sindical, realizado anualmente. O tema foi "Um outro mundo possível" e debateu alternativas ao modelo econômico vigente. A proposta pedagógica deste encontro final foi a imersão, uma oportunidade dos participantes se reunirem em local afastado da rotina e do dia a dia. Assim, foi possível atingir o envolvimento e a turma se concentrou e entrou de cabeça na formação.
"É possível mudar. Sabemos disso porque estamos fazendo mudanças. No sindicato, conquistamos avanços para os trabalhadores. E isso também acontece na sociedade em geral. Os espaços de formação também tem a função de fazer isso, de trazer pontos de vista diferenciados do que se vê na televisão, em jornais e revistas", explica o coordenador Eduardo Recker. Para ele, a questão central na formação é justamente orientar as pessoas a serem questionadoras.
A formação é entendida não só como repasse de conhecimento, mas como momento de trazer aos participantes outras formas de ver o mundo. Porque existem outras formas de entender e de agir no mundo, diferentes daquelas que aprendemos nas escolas, que assistimos na mídia, que trazemos de casa ou da igreja. "O que mais me motiva na formação sindical é ver a mudança na compreensão de mundo dos participantes. Por exemplo, dá pra ver pelas publicações na rede social Facebook: parecem outras pessoas", comemora Recker.
Agora, com o fim de 7 módulos em 2014, começa a organização para 2015. O curso é um ciclo que se repete todo ano, tendo sete partes, uma a cada mês. Além disso, o coordenador promete a primeira turma avançada no ano que vem. A proposta ainda está sendo construída, mas será aberta a quem já participou de uma das três turmas já encerradas do Curso. Para quem é a primeira vez, o novo ciclo deve começar entre abril e maio de 2015. Fiquem ligados!

Título: Formação 2014 encerra em ponto alto no Sismuc, Conteúdo: Neste final de semana o Sismuc realizou o sétimo e último módulo do Curso de Formação Política e Sindical, realizado anualmente. O tema foi Um outro mundo possível e debateu alternativas ao modelo econômico vigente. A proposta pedagógica deste encontro final foi a imersão, uma oportunidade dos participantes se reunirem em local afastado da rotina e do dia a dia. Assim, foi possível atingir o envolvimento e a turma se concentrou e entrou de cabeça na formação. É possível mudar. Sabemos disso porque estamos fazendo mudanças. No sindicato, conquistamos avanços para os trabalhadores. E isso também acontece na sociedade em geral. Os espaços de formação também tem a função de fazer isso, de trazer pontos de vista diferenciados do que se vê na televisão, em jornais e revistas, explica o coordenador Eduardo Recker. Para ele, a questão central na formação é justamente orientar as pessoas a serem questionadoras. A formação é entendida não só como repasse de conhecimento, mas como momento de trazer aos participantes outras formas de ver o mundo. Porque existem outras formas de entender e de agir no mundo, diferentes daquelas que aprendemos nas escolas, que assistimos na mídia, que trazemos de casa ou da igreja. O que mais me motiva na formação sindical é ver a mudança na compreensão de mundo dos participantes. Por exemplo, dá pra ver pelas publicações na rede social Facebook: parecem outras pessoas, comemora Recker. Agora, com o fim de 7 módulos em 2014, começa a organização para 2015. O curso é um ciclo que se repete todo ano, tendo sete partes, uma a cada mês. Além disso, o coordenador promete a primeira turma avançada no ano que vem. A proposta ainda está sendo construída, mas será aberta a quem já participou de uma das três turmas já encerradas do Curso. Para quem é a primeira vez, o novo ciclo deve começar entre abril e maio de 2015. Fiquem ligados!



Informativo CONFETAM

Cadastre-se e receba periodicamente
nossos boletins informativos.