MENU

Encontro do Comitê de Jovens da ISP destaca a necessidade da participação ativa no combate ao golpe

Debate sobre a recomposição do Comitê foi marcado pela defesa da democracia no Brasil e do mandato da presidente Dilma Rousseff.

Publicado: 22 Abril, 2016 - 13h53

Escrito por: Confetam/CUT

.
notice
Representantes do Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo participaram do Encontro

A cidade de São Paulo recebeu, nos dias 18 e 19 de abril, o Encontro de Recomposição do Comitê de Jovens da Internacional de Serviços Públicos (ISP) no Brasil. A juventude da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) esteve representada por lideranças dos Estados do Ceará, Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. Ao todo, cerca de 30 jovens participaram. 

O evento contou com análise de conjuntura nacional e pautou o golpe parlamentar contra a presidente Dilma Rousseff. O foco do diálogo foram as perspectivas, os atuais e futuros desafios dos trabalhadores no país. Também foi colocada a necessidade da participação ativa do movimento sindical no combate à derrubada da chefe do Executivo.

Recriado após intenso debate, o Comitê de Jovens da ISP definiu agendas e metas, que incluem uma reunião mensal por teleconferência (via Skype), sempre às primeiras quinta-feiras do mês, no horário da tarde; a promoção de atividades relativas ao Dia Mundial da Juventude (12 de agosto) e Dia Internacional do Trabalho Decente (07 de outubro); a reunião do Comitê no fim do ano, com indicativo para o mês de novembro; a criação de módulos de capacitação do Comitê, nos moldes da experiência da Colômbia; e o fortalecimento da participação do Comitê da Juventude no Congresso Mundial da ISP, em Genebra, previsto para outubro de 2017.

Os representantes de filiadas brasileiras da ISP também apoiaram a II Jornada de Mobilização Internacional contra a Parceria Trans-Pacífica (TPP, na sigla em inglês), que ocorreu na última segunda-feira (18), no Chile, com o receio de que o acordo gere prejuízos trabalhistas, ambientais e de competição da indústria local, que seria dominda pelo capital internacional.

Entre os representantes da juventude da Confetam, estiveram presentes Nadja Carneiro de Souza (Ceará), Miguel de Jesus Pereira (Maranhão), Jenifer Graciele Rodrigues Gomes (Minas Gerais), Joyce Cristina Navarro da Silva, Leonardo Formaggi Pereira Mota, Luciana Maria de Melo, Regivaldo Cantor dos Santos Júnior e Vinícius Saldanha Momberg (São Paulo).

Com informações da Fetamce.