MENU

Defesa da previdência pública e solidária é carro-chefe da Campanha Salarial da Confetam/CUT

Entidade confirma presença na Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora e convoca servidores das prefeituras a organizarem atos nos municípios no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública

Publicado: 13 Fevereiro, 2019 - 15h50

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
Diretoria ampliada da Confetam/CUT se reuniu nesta terça (12), em São Paulo

Promover um seminário nacional sobre os impactos da reforma previdenciária de Bolsonaro, participar do relançamento da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional em Defesa da Previdência Social e da Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora, convocada pelas centrais sindicais para às 10 horas desta quarta-feira (20), Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública e contra o Fim da Aposentadoria. Essas foram as principais deliberações da primeira reunião de 2019 da direção nacional ampliada da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), realizada nesta terça-feira (12), em São Paulo. 

A decisão de combater a reforma sinalizada pelo governo de ultradireita e de priorizar a luta em defesa da previdência pública e solidária foi fruto do debate de lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada 2019 dos Servidores Públicos Municipais, realizado na véspera da reunião da diretoria da Confetam/CUT. "Esse será o carro chefe da Campanha Salarial 2019. A defesa do direito à aposentadoria e da Previdência Social está no centro da luta dos trabalhadores e trabalhadoras do Ramo dos Municipais", reforçou Vilani Oliveira, presidenta da entidade.

Na próxima quarta (20), a Confetam/CUT estará na Praça da Sé, em São Paulo, para representar os servidores públicos municipais na Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora. A entidade orienta as 17 federações estaduais filiadas a também enviarem representantes à atividade. Para os 842 sindicatos da categoria, que juntos representam mais de 1,4 milhão de trabalhadores de prefeituras de todo o país, a orientação é de que promovam em seus municípios atos públicos locais ou regionais no Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência e da Aposentadoria.  

Divulgação dos prejuízos e agenda de luta

Paralelamente ao seminário sobre os impactos da reforma da previdência, a entidade produzirá material de divulgação para subsidiar o debate e a sensibilização da população dos municípios sobre os prejuízos causados pelas mudanças nas regras para aposentadoria, como o aumento da idade, do tempo mínimo de serviço para o recebimento do benefício integral, e a instituição de um regime de capitalização individual que levará milhões de trabalhadores brasileiros à penúria.  

Na agenda de lutas, a abertura da solenidade de relançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Previdência está marcada para às 9 horas do dia 20 de março, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília. Após a relançamento, previsto para às 11 horas, deputados, senadores, representantes das centrais sindicais, confederações, federações, sindicatos, associações nacionais e outras entidades presentes se unem num grande ato político contra a reforma da previdência do governo de extrema direita. O programa de atividades continua às 14 horas com seminário e palestras. 

Os dirigentes da Confetam/CUT também definiram a data da 8ª Plenária Nacional da entidade, marcada para os dias 9, 10 e 11 de agosto, em Florianópolis. Para planejar a atividade, foi instituída uma comissão organizadora, formada pela presidente Vilani Oliveira, o vice-presidente Misael Borges, a secretária-geral Jucélia Vargas, o secretário de Relações Internacionais, Assis Filho, e o diretor executivo Vlamir Lima representando as correntes Esquerda Popular Socialista (EPS) e O Trabalho, respectivamente.

Foi discutida ainda a participação da Confetam na 4ª Conferência Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 27 a 31 de maio, em Belo Horizonte (MG). Foram definidos os nomes da presidenta, do secretário de Relações Internacionais, e da secretária de LGBT, Sueli Adriano, para representar a entidade.  

Financiamento da defesa dos trabalhadores

Também na pauta da reunião da diretoria da Confetam, a prestação de contas da entidade relativa ao ano de 2018 foi apresentada pela secretária de Finanças, Paula Leite. Ela fez uma explanação sobre a situação financeira da entidade e alertou para o impacto causado pelo fim do imposto sindical. 

A dirigente apelou às entidades para que se mantenham em dia com as contribuições repassadas à CUT, sem as quais o Ramo dos Municipais não disporá de recursos suficientes para patrocinar a luta em defesa da categoria.  

Agende-se 

Assembleia Nacional da Classe Trabalhadora
Quarta-feira, dia 20 de fevereiro, às 10h
Praça da Sé - São Paulo
Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência Pública e contra o Fim da Aposentadoria
Atos públicos nos estados

Clique aqui para baixar o jornal produzido pelas centrais sindicais

Clique para entrar no evento do dia 20/2 no Facebook e confirmar presença

Relançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social​
8h30 - Coletiva de imprensa
9h - Abertura
11h - Relançamento da Frente
Ato político
14h Seminário
Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados - Brasília