MENU

De olho nas eleições, deputados querem discutir supersalários antes da PEC 32

Comissão especial que vai analisar a PEC 32 será instalada nesta quarta-feira, mas deputados estão preocupados com impopularidade da reforma Administrativa

Publicado: 09 Junho, 2021 - 14h35

Escrito por: Redação CUT

CÂMARA DOS DEPUTADOS
notice
.

Preocupados com os efeitos eleitorais da aprovação de  uma reforma impopular, que tira direitos dos brasileiros que dependem de serviços públicos, deputados estão tentando segurar a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da reforma Administrativa.

Ao contrário do que diz o governo, essa reforma não vai modernizar nem acabar com privilégios, já que não atinge  juízes, militares, políticos e procuradores, que têm os mais altos salários e benefícos do país.

Reforma de Bolsonaro abre brecha para corrupção e piora os serviços públicos 

O antídoto para evitar a revolta popular nas urnas seria votar o Projeto de Lei (PL) nº 6.726, parado na Câmara desde 2016, que trata justamente dos supersalários, antes de colocar a PEC na pauta.

Foi isso que foi discutido nesta terça-feira (8) pelos líderes dos partidos durante reunião convocada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que quer apressar a votação da PEC. Ele já disse que instala ainda esta semana a comissão especial que vai debater o tema.

É preciso dar um recado à população sobre os privilégios no serviço público, disse o líder da Minoria, Marcelo Freixo (Psol-RJ).

“Tem que ser tratado, não se pode começar um debate sobre reforma administrativa sem dar um recado à sociedade sobre o real combate a privilégios, que existem”, afirmou sobre a discussão do PL dos supersalários.  

Até o líder do Novo, Vinícius Poit (SP), defendeu a votação sobre o fim dos supersalários. “Vários líderes cobraram: precisamos do comprometimento do governo. O debate vai ter desgaste para um lado ou para outro, e o governo tem que ir até o fim”, declarou.

Em maio, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou a admissibilidade da proposta de emenda. À comissão especial cabe analisar o mérito do projeto, que restringe a estabilidade no serviço público. A exceção seriam os cargos “típicos de Estado”, que seriam especificados em outro projeto.

Com informações da Agência Câmara