MENU

CUT, petroleiros e movimentos sociais se unem em defesa da Petrobrás

Ato em Pernambuco foi uma resposta aos ataques dos setores conservadores que tentam desmoralizar a gestão estatal da empresa, com fins eleitoreiros e privatistas

Publicado: 20 Maio, 2014 - 00h00

notice

Em Pernambuco, os trabalhadores filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), através do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo de Pernambuco e Paraíba (Sindpetro-PE/PB), e movimentos sociais, realizaram, na manhã de quinta (15), um ato público em defesa da Petrobrás, em frente à sede administrativa da estatal, que é localizada no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. A manifestação foi uma resposta aos ataques dos setores conservadores que tentam desmoralizar a gestão estatal da empresa, com fins eleitoreiros e privatistas. A CUT de Pernambuco e os petroleiros, ao lado do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), dos sindicatos dos servidores públicos federais, borracheiros, professores, vigilantes, e de outros, manifestaram contra a forma que estão sendo conduzidas as investigações sobre possíveis irregularidades na estatal, que passa por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).
“O ato público não só em defesa do nosso petróleo nacional, como também da soberania nacional de todo o povo brasileiro”, destacou o diretor financeiro da CUT de Pernambuco, Sérgio Goiana. A Central, também representada pelo secretário geral, Paulo Rocha, enfatizou que o movimento sindical e social, em particular, a FUP e os petroleiros, vão continuar a lutar para impeque a estatal seja destruída, como para que sejam ampliados os investimentos nas questões de interesse da população, que fazem parte da bandeira de luta da CUT. “É fundamental que a gente mantenha e melhore a Petrobrás, para que ela avance na exploração de mais recursos naturais, a fim de que o lucro do petróleo e do pré-sal seja todo investido no progresso do país, em principal, na melhoria da educação, saúde e segurança”, enfatizou Paulo Rocha.
De acordo com o coordenador geral do Sindipetro em Pernambuco, Marcos Aurélio Monteiro, o objetivo da CPI é apenas desmoralizar a Petrobrás. “Concordamos com a investigação, mas claramente esta CPI tem intenções eleitoreiras. Eles querem desmerecer a empresa que investe no Brasil”, afirma.
Manifestações com o mesmo mote já ocorreram nos estados na Bahia e no Rio de Janeiro. A expectativa é que os próximos atos públicos aconteçam nas cidades de Brasília e São Paulo na próxima semana.
NOTA DA FUP

A FUP e seus sindicatos não compactuam de forma alguma com desvios na gestão da Petrobrás, seja na atual administração ou em períodos passados. Os petroleiros exigem uma investigação rigorosa de todas as denúncias contra a empresa e se forem comprovados erros e irregularidades, que os culpados sejam devidamente punidos. Mas a nossa categoria não pode permitir que disputas eleitoreiras joguem no lixo as lutas e conquistas do povo brasileiro para fazer da Petrobrás essa empresa estratégica que tem sido a principal alavanca do desenvolvimento do país.
Fonte: CUT Nacional