Curso: Combate ao Racismo e à Discriminação Racial

Faça sua inscrição pelo telefone 2129 2999 ou através do email: secgeral@sindsep-sp.org.br

O Centro de Formação do Sindsep realizará um curso de "Combate ao Racismo e à Discriminação Racial" nos dias 9 e 10 de outubro - Módulo I, e nos dias 4 e 5 de dezembro - Módulo II. Realize sua inscrição pelo telefone 2129 2999 ou através do email: secgeral@sindsep-sp.org.br.
Confira abaixo a programação:
Programação Curso “Combate ao Racismo e à Discriminação Racial”
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (MANDELA, 2008, p 1)
Módulo 1 – Dias 9 e 10 de outubro
Módulo 2 – Dias 4 e 5 de dezembro
Local: Sindsep – Centro de Formação 18 de agosto
Rua Barão de Itapetininga 163 – 2º andar – São Paulo
Objetivo Geral: Valorizar a diversidade e reforçar a prática dos valores éticos fundados na busca da igualdade, solidariedade, respeito e justiça e da igualdade como um direito humano.
Módulo 1
· Esclarecendo conceitos: estereótipos; preconceito; discriminação; racismo
· Um olhar ao passado: a formação histórica do Brasil e a construção do racismo: Colonialismo; o mito da democracia racial; a imigração como política de branqueamento.
· Como o racismo e a discriminação aparecem no cotidiano: levantar e rever práticas do dia a dia no atendimento a população que revelam discriminação e racismo.
· Resistência e Lutas - Identificar as principais lutas sociais de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial.
· Educação, mudança de valores e valorização da diversidade e cidadania: a imagem e papeis estereotipados em relação a população negra e a imposição de um padrão estético e moral
· Como proceder em casos de discriminação racial. Refletir e debater sobre atitudes que podem ser tomadas e instituições de direitos humanos em apoio e combate ao racismo e a discriminação racial.
Módulo 2
· Estruturação do mercado de trabalho – A população negra no mercado de trabalho brasileiro. Os negros/as no serviço público e os entraves para acesso aos cargos de chefia.
· Políticas Públicas para a população negra. Refletir sobre o avanço e a necessidade das políticas públicas para a população negra.
· Conquistas para colocar em prática – Mais de uma década da instituição da lei que inclui História Afro-brasileira nos currículos escolares. O que mudou?
· Desafios contemporâneos para a promoção e construção da igualdade racial – as cotas raciais; a Lei 10.649/03; a Lei 11.645/08; outros desafios.
· Instrumentos para efetivar conquistas – A Convenção 111 da OIT e sua importância no combate ao racismo; O Estatuto da igualdade racial; Criação da SEPPIR - Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial; Institutos que refletem sobre a população negra; a Marcha das Mulheres Negras em 2015; etc.
Fonte: SINDSEP