MENU

Convocação: 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Confetam convoca entidades filiadas para os 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres.

Publicado: 24 Novembro, 2021 - 18h04

Escrito por: Thiago Marinho

Divulgação
notice
Atualmente, acontece em 159 países. Internacionalmente, tem início no dia 25 de novembro.

Conhecido inicialmente como 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a iniciativa foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos das Mulheres.

Atualmente, acontece em 159 países. Internacionalmente, tem início no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e término no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). Mas, no Brasil, são 21 Dias de Ativismo, pois tem início em 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, e termina em 10 de dezembro.

Nestes períodos, mais duas importantes datas são celebradas: 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS, e 06 de dezembro, Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No Brasil, tem começo antecipado, em 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, para enfatizar a dupla discriminação sofrida pela mulher negra.

Nesse sentido várias ações nos municípios estão sendo realizadas nesse período com o objetivo de dar visibilidade às conquistas, lutas e retrocessos na pauta das mulheres ao longo de décadas que afetam toda a nossa diversidade.

Vamos construir onde for possível agendas coletivas e enviar os registros para a comunicação da Confetam para publicidade.

 

Maria Ozaneide

Secretária da Mulher Trabalhadora

 

Jucélia Vargas

Presidente da Confetam