MENU

Congresso da Fetamce celebra os 24 anos de luta pela democracia nos municípios cearenses

Uma grande categoria que realiza um grande evento.

Publicado: 28 Maio, 2014 - 00h00

notice

Entre os dias seis e oito de junho, Beberibe imergirá no mundo dos servidores municipais do Ceará, com a realização, na cidade, do VIII Congresso da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará – Fetamce.
Fundada em 1990, a Federação completa, em 2014, 24 anos, sendo filha da democracia, como tantas outras entidades laborais erguidas no processo de redemocratização do país, a entidade foi fundada pelos sindicatos de servidores que entre 1986 e 1990 conquistavam direito à organização.
A Fetamce nasceu da necessidade de manter um esforço permanente de mobilização e ação na busca de um Serviço Público de Qualidade, procurando a melhoria dos serviços prestados à sociedade, com a valorização dos trabalhadores do ramo, lema que continua levando como bandeira, pois ainda são muitos os desafios do sindicalismo contemporâneo, que teve ampliada sua frente de lutas.
Hoje, a entidade conta em sua base com 146 sindicatos de Servidores Públicos Municipais filiados, representando 153 dos 184 municípios cearenses. E são os trabalhadores destas dezenas de cidades que chegam ao VIII Congresso, à instância máxima da organização sindical do funcionalismo público municipal cearense, realizado a cada três anos e responsável pela eleição da diretoria da organização laboral e o apontamento das principais lutas a serem travadas por esses homens e mulheres nos próximos três anos.
E as liberdades, a possibilidade de lutar e defender direitos, são as grandes temáticas deste evento. No ano em que se completa 50 anos do golpe militar de 1964, num momento em que a sociedade brasileira passa sua história a limpo, os servidores - em nome de todos os trabalhadores, de todos os estudantes e de todos os homens e mulheres que sofreram na pele as consequências do golpe de 1964, enfrentando e combatendo a ditadura - levantam hoje, mais uma vez, a bandeira da democracia.
Fonte: FETAMCE