Escrito por: Déborah Lima

Confetam/CUT participa do lançamento da Conferência Estadual Popular de Educação da Paraíba

Vice-presidenta da entidade se dispôs a ajudar na criação de Fóruns Municipais de Educação

.
Cícera Batista (esq.) é vice-presidenta da Confetam/CUT

Representada pela vice-presidenta, Cícera Isabel Batista, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) participou, na manhã do último dia 27, da audiência pública de lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) 2022 e da Conferência Estadual Popular de Educação da Paraíba (Conepe) 2021.

Fruto de solicitação do Fórum de Educação do Estado à Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Anísio Maia, a audiência pública virtual debateu o Plano Nacional de Educação (PNE) com representantes do ensino público e de diversas entidades da sociedade paraibana.

Etapa preparatória à Conferência Nacional

A vice-presidenta da Confetam/CUT explica que a Conferências da Paraíba integra as etapas preparatórias para a Conferência Nacional, constituindo um espaço público de discussão sobre as políticas de educação do Brasil.   “As Conferências Municipais, Regionais, Estaduais e Nacional são espaços de expressão popular onde importantes seguimentos da sociedade lutam em defesa da educação”, diz Cícera Batista.

A dirigente destaca que o objetivo da Confetam/CUT ao participar de todas as etapas do processo é levar as contribuições dos servidores das prefeituras e dos trabalhadores do ensino municipal ao debate sobre o aperfeiçoamento do PNE e a defesa de uma educação pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todes.

Criação dos Fóruns Municipais

Em nome da entidade, a sindicalista se disponibilizou a ajudar no processo de criação dos fóruns locais de educação nas cidades da Paraíba.  “A Confetam está pronta para contribuir com a organização dos Fóruns Municipais de Educação em qualquer município, desde seja previamente agendado”, assinalou a vice-presidenta Cícera Batista.