Escrito por: Redação Confetam/CUT

Assembleia pressiona e Câmara de Abreu e Lima aprova reajuste de professores e agentes comunitários de saúde

Após pressão dos trabalhadores, os vereadores aprovaram reajuste dos pisos por unanimidade

.
Servidores lotaram a Assembleia de quinta-feira (28), realizada no Plenário da Câmara

Representada pelo secretário de Igualdade Racial, Paulo Freitas, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Abreu e Lima (Sismal/PE), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) particiou, nesta quinta (28), da Assembleia dos servidores públicos do município (PE), realizada na Câmara Municipal.

Professores, agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate a endemias (ACE) deliberaram pela aprovação de 4,17% de reajuste no piso do magistério e pelo estabelecimento do valor do piso salarial dos ACS e ACE em R$ 1.250,00.

Em virtude de já estarem no Plano de Cargos e Carreiras, os agentes tinham um piso de R$ 1.153,00 estabelecido na tabela, sendo reajustado em 8,41%, enquanto que os salários têm valores maiores em razão de tempo de serviço e graduação.

Pressão funcionou

Após a Assembleia, que lotou o Plenário da Câmara de Vereadores, veio a vitória dos trabalhadores: os parlamentares aprovaram por unanimidade dois projetos de lei atualizando os pisos do magistério e dos ACES/ACE nos termos defendidos pelos trabalhadores.

De acordo com o presidente do Sismal e diretor da Confetam/CUT, Paulo Freitas, os valores dos novos pisos serão pagos neste mês de março, retroativos a janeiro de 2019.