MENU

Centro Dragão do Mar reúne 50 mil em protesto contra impeachment sem crime de responsabilidade

Em Fortaleza, o governador Camilo Santana, a vice Isolda Cela e o ex-ministro Cid Gomes participaram do ato pela legalidade.

Publicado: 02 Abril, 2016 - 07h14

Escrito por: CUTCE/Frente Brasil Popular

Mídia Ninja
notice
Direção da Confetam, Fetamce e municipais da base do CE engrossaram manifestação

As presidentes da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Vilani Oliveira, da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Ceará (Fetamce), Enedina Soares, demais diretores das duas entidades e trabalhadores da base dos municipais no Estado engrossaram o ato contra o impeachment da presidente Dilma Roussef, realizado nesta quinta-feira (31), em Fortaleza.

A grande manifestação de rua, com estimativa de mais de 50 mil pessoas, ocorreu no Centro da cidade, com o povo cearense levantando a voz contra o golpe, em defesa da liberdade e dos valores democráticos, das conquistas sociais, da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. A manifestação fez parte do Dia Nacional de Luta e teve início às 14 horas na Praça do Carmo, com concentração também a partir das 15 horas na Praça da Bandeira. Nas cidade de Juazeiro do Norte, Crato e em Sobral, cerca de 4.500 manifestantes também foram às ruas.

Em Fortaleza, nas praças do Centro unificou-se e, pouco depois das 17 horas, partiu em uma bela caminhada rumo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. A manifestação, plural, soberana e de tantas cores, seguiu pela noite com show com vários cantores, compositores e instrumentistas cearenses, representando a união da cena cultural contra o golpe. As Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo comandaram as mobilizações, que reuniram diversos partidos de esquerda, movimentos sindical e social, juventude, mulheres, LGBTs e diversas categorias profissionais organizadas em defesa da democracia e dos direitos.

Movimentação

Desde cedo era intensa a movimentação no Centro, com trios elétricos, carros de som, faixas, bandeiras, palavras de ordem, muitas cores e alegria. A manifestação contou, como prometido, com muita gente vestindo verde e amarelo, além do tradicional vermelho do campo popular e progressista. Muitos manifestantes fizeram questão de comparecer portando a bandeira brasileira, reforçando que os símbolos nacionais não serão apropriados pelos setores conservadores e pelos movimentos reacionários que tentam se aproveitar do clima de instabilidade para impor um golpe contra a democracia e contra um governo democraticamente eleito pela maioria da população.

E alegria foi o que se viu na manifestação, com inúmeros cartazes e faixas em referências bem-humoradas à luta contra o golpe e pela democracia, como é característico do cearense, povo de história guerreira e libertária, exemplo para o Brasil ao romper de forma pioneira os grilhões da escravidão. Teve até uma jararaca, no trio elétrico, reforçando o apoio ao ex-presidente Lula, em menção a seu pronunciamento no dia em que foi conduzido coercitiva e ilegalmente a depor, alertando todo o Brasil para a gravidade de operações excessivas, investigações parciais e seletivas e escutas telefônicas.

Profissionais organizados

E se no dia anterior os juristas cearenses disseram “não” ao golpe, em um grande ato na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), nesta quinta-feira foi a vez de os médicos progressistas e a favor das conquistas do povo brasileiro mostrarem sua cara e irem pra rua, em um contraponto à ideia de que a categoria estaria a favor do golpe e contra as vitórias obtidas pela população na última década. Os “médicos pela democracia” chamaram muita atenção ao trajar camisetas temáticas e envergar faixas contra o golpe. Jornalistas, radialistas e comunicadores populares também já haviam realizado plenária do movimento na mesma semana.

“O meu país é governado por mulher”

O movimento de mulheres também exaltou o orgulho de ter Dilma como presidente, além de destacar a defesa do ex-presidente que mudou a história do Brasil: “Mexeu com Lula, mexeu comigo”. Jovens, estudantes, idosos, famílias, categorias profissionais, vizinhos de bairro, moradores de diversos municípios e artistas como Parahyba Kid, que puxou do alto do carro de som o refrão contra o golpe e a favor da democracia, saíram às ruas para lutar, mas também para festejar a vida, o direito de expressão, a liberdade de viver em uma democracia.