Campanha busca novas sindicalizações e reforça o papel dos sindicalizados

Campanha e novo site devem potencializar ainda mais a participação da base do sindicato

A campanha de sindicalização tem a palavra de ordem “Um sindicato, todas as lutas”, que representa a diversidade de segmentos e profissões organizados dentro do Sismuc. A direção considera esta a força e o diferencial do sindicato, apontando a unidade e a força dos trabalhadores. O objetivo da campanha é multiplicar o número de filiados, bem como fortalecer a participação do servidor já sindicalizado nos rumos do sindicato.
O novo site, por sua vez, aprimora uma ferramenta que tem servido de referência para o servidor. Nele, o sismuqueano encontra informações sobre a sua área, a divulgação de todas as lutas, além do posicionamento e da linha de ação do sindicato.
“As redes sociais são um excelente meio de mobilização, mas é no site que temos uma plataforma de informação de referência, para o servidor e para a sociedade, além da posição coletiva dos servidores”, afirma Adriana Kalckmann, coordenadora de comunicação do Sismuc.
Manoel Ramires, jornalista do Sismuc, informou, durante o lançamento da campanha, que o site tem uma média diária de mil acessos por dia, um arquivo de quatro mil notícias em dez anos e, muitas vezes, “em momentos de luta, como aconteceu em março de 2014, na greve dos educadores, chegamos a 36 mil acessos”, afirma.
A perspectiva é de que o novo site, elaborado pela Dohms Comunicação, conquiste ainda mais acessos. Sua página de entrada apresenta mais destaques, melhor organização das notícias, de acordo com as secretarias, e mais qualidade visual.
Organização por Local de Trabalho e Formação: chão do sindicato
A diretora da pasta de Organização por Local de Trabalho, Cathia de Almeida, ressaltou que o Sismuc hoje apresenta um número grande de sindicalizados. São cerca de 14 mil sindicalizados, que participam dos espaços organizativos do Sismuc.
Mas o objetivo da campanha é reforçar a compreensão do papel do sindicalizado em relação ao Sismuc. “Não só as pessoas que já são de luta, mas precisamos nos conscientizar sobre o que é, para que serve e qual a fundação do delegado de base”, diz.
Nesse sentido, o coordenador da pasta de Formação, Eduardo Recker Neto, apresentou a estratégia de formação voltada aos delegados sindicais. No caso, ele divulgou a série de vídeos sobre a ditadura militar, exibidos aos sábados. “A formação é fundamental para que a gente se posicione, a partir da organização das ideias”, comenta.
Fonte: SISMUC