MENU

Bolsonaro busca apoio de Governadores para congelar salário de servidores

O Palácio do Planalto convidou os governadores para uma reunião virtual numa tentativa de selar o acordo

Publicado: 21 Maio, 2020 - 13h03

Escrito por: Confetam

Reprodução da Internet
notice

Em reunião virtual com governadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu nesta quinta-feira (21) apoio para que o congelamento salarial até o fim de 2021 tenha efeito para todos os servidores da União, estados e municípios.

Bolsonaro anunciou que irá sancionar o pacote de socorro financeiro aos estados e municípios, estimado em R$ 125 bilhões, com quatro vetos. Um deles é ao trecho que abre brecha para algumas categorias do funcionalismo recebam novos reajustes.

A justificativa para a dura medida contra o funcionalismo seria o tombo na economia e na arrecadação causado pela pandemia. Portanto, o auxílio financeiro aos governadores e prefeitos tem como contrapartida o congelamento salarial do funcionalismo.

A medida, que foi flexibilizada no Congresso, permitindo que algumas categorias, como profissionais da saúde e professores fossem poupadas do achatamento salarial, agora deve ser recomposta pelo Governo Federal.

Na reunião com governadores, Bolsonaro pede apoio para que as bancadas regionais no Congresso não derrubem o veto presidencial.