Escrito por: Honório Barbosa

Agricultores e servidores municipais mantêm tradição e promovem manifestação em Icó

Atividade é realizada no município cearense há 38 anos no Dia do Trabalhador.

HONÓRIO BARBOSA/DN
Manifestantes protestaram contra a reforma da previdência proposta por Jair Bolsonaro

Na cidade de Icó, na região Centro-Sul do Ceará, centenas de agricultores e servidores públicos municipais, estaduais e federais participaram da manifestação para celebrar o Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira, 1º de Maio. O ato é realizado há 38 anos.

Inicialmente, os manifestantes concentram-se em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ao som de um regional – sanfona, triângulo e zabumba, cantaram músicas de forró pé de serra.

Depois de um café da manhã comunitário, percorreram ruas da cidade conduzindo faixas e bandeiras. Neste ano, o evento teve como tema central a reforma da Previdência Social. “Somos contra essa proposta encaminhada pelo governo que tira direitos dos trabalhadores, dificulta a aposentadoria rural”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Icó, Lourival Teixeira. 

O diretor da Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceará (Fetraece), Luís Carlos Ribeiro, pediu mobilização dos agricultores contra a reforma da Previdência Social. “É uma reforma muito ruim para a classe trabalhadora e em particular para os trabalhadores rurais, homens e mulheres do campo”, frisou. “Precisamos nos mobilizar contra essa proposta”.

A precariedade do serviço de Saúde no município e as estradas rurais foram também temas abordados pelos manifestantes, além de direitos dos servidores públicos municipais.

O pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação, frei Juraci Barbosa, fez a bênção dos trabalhadores rurais e lembrou do compromisso de Jesus Cristo com os humildes e da celebração de São José Operário. O ato encerrou na Praça da Coluna da Hora.

Frei Juraci Barbosa celebrou a bênção dos trabalhadores

 

Vídeo mostra trabalhadores rurais e servidores caminhando em 1º de Maio em Icó. Assista: