MENU

Ágora de março aborda as lutas das mulheres contra as reformas que retiram direitos

Edição deste mês da revista do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba destaca a resistência das trabalhadores contra as reformas do governo golpista de Michel Temer.

Publicado: 07 Março, 2017 - 14h33

Escrito por: Sismuc

.
notice
.

A revista Ágora de março está mais do que especial. Ela mergulhou no universo das mulheres e suas lutas. A partir do dia 8 desse mês, um movimento em todo o mundo reivindica respeito, direitos e combate retrocessos como machismo e misoginia. Esse é o tema da reportagem de capa: “Rompendo Barreiras”. O texto, assinado por Andréa Rosendo, mostra como ocorreu a construção do movimento e quais são as principais bandeiras. A jornalista ainda assina uma importante reportagem chamada “A tatuagem que me habita”. Nela, é narrado o trabalho de uma tatuadora que utiliza seu tempo e a arte para cobrir marcas de violência e cirurgias, criando um novo significado para as mulheres. Já na sessão de curtas, Andréa Rosendo fecha seu “hat-trick” abordando 10 palavras do universo feminista que todas as pessoas devem conhecer.

Mas a pauta com viés de direitos das mulheres não se encerra por aí. Na coluna “Mulheres”, de Naiara Bittencourt, são discutidas a reforma da previdência e os impactos dela. A colunista critica a proposta que iguala tempo de trabalho e também o fato de as mulheres receberem menos do que os homens. Já em “3 Cliques”, o repórter fotográfico Joka Madruga traz imagens que mostram a luta das mulheres. A fotorreportagem é acompanhada de um poema.

E já que o assunto são as reformas, o advogado trabalhista e doutor em direito, Nasser Allan, discute os perigos da reforma trabalhista, que estão no horizonte do governo golpista. Para o especialista, que assina a coluna “Coordenadas Sindicais” desse mês, a reforma trabalhista reduz direitos e aumenta concentração de renda.

Ágora também traz a luta dos trabalhadores contra as reformas apresentadas por Michel Temer. A presidente da Confetam Vilani Oliveira é a nossa entrevistada. Ela conta mais sobre a campanha “Resistir e Lutar” e como os trabalhadores podem se organizar. A conversa é assinada por Manoel Ramires, que trata também dos ataques que os servidores estão sofrendo nos níveis federal, estadual e municipal. O foco dos governantes têm sido as previdências próprias e os reajustes salariais.

Já Paula Padilha assina reportagem sobre a “crise dos bancos públicos”. Desde que assumiu, Temer tem enfraquecido Banco do Brasil e Caixa, enfraquecendo sua estrutura e demitindo profissionais para que os bancos privados possam avançar sobre sua carteira de clientes.

A revista dos trabalhadores também chama atenção para o abandono da Ilha das Peças. O paraíso no litoral paranaense, cercado de água por todos os lados, não oferece água para sua população. A reportagem de Pedro Carrano revela certo coronelismo no local. Pedro ainda assina Radar da Luta e Ponto de Vista, em que trata da disputa das ruas.

Para encerrar com toque de ouro, nosso filósofo Pedro Elói, na coluna “Pensata”, desenvolve o tema da desindustrialização do Brasil, assunto abordado em nossa edição de dezembro. Corretamente, ele observa que “moeda valorizada pode ajudar a combater a inflação, viajar para Miami, mas com certeza ajuda a promover a desindustrialização”.

Ágora é uma revista do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc). Sua diagramação fica a encargo de Kelly Sumeck e Simon Taylor, com ilustrações de Fabiano Vianna e Antonio Dias. A coordenação geral do sindicato é de Irene Rodrigues. A revista é distribuída gratuitamente nos melhores sindicatos e movimentos sociais a partir do dia 8 de março.