MENU

28 de abril: Confetam em defesa da vida. Sigamos em Luta!

Nota oficial em alusão ao Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

Publicado: 28 Abril, 2020 - 18h22

Escrito por: Confetam

Confetam
notice

No Brasil, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada três horas um acidente fatal. Estes dados são do observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho - OIT referente ao ano de 2019. No entanto, não podemos afirmar que nestes dados estão inseridos os trabalhadores do Serviço Público, que via de regra, por não serem contribuintes do INSS, não são contabilizados nos dados oficiais.

Neste 28 de Abril, data em que a Organização Internacional do Trabalho instituiu como o Dia Mundial em Memória das vítimas de acidente e doenças relacionadas ao trabalho, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) vem reiterar o compromisso em defesa da vida, com qualidade e segurança no ambiente do trabalho.

Para nós da Confetam, todo acidente e doença do trabalho é muito importante e significativo, pois estamos falando de pessoas, no caso dos Municipais, de profissionais que atuam na prestação de serviços que via de regra são essenciais na vida das pessoas.

Os agravos relacionados ao trabalho são de obrigatoriedade de notificação desde o ano 2000, porém continuam sendo subnotificados, seja por falta de capacitação dos profissionais de saúde ou por falta de conscientização dos próprios trabalhadores.

A melhor forma de prevenir é observar o processo e as condições de trabalho a que as pessoas estão submetidas e o reconhecimento de um ambiente de trabalho adoecedor.

Portanto, nesta data, escolhida para homenagear as vítimas das más condições de trabalho, a Confetam se solidariza com a sua base e com todos os trabalhadores essenciais neste momento de pandemia.

Por fim, em memória das vítimas de acidentes/ou doenças do trabalho, sigamos em luto pelos que se foram e em luta pelos que estão na batalha diária pela vida e vida com qualidade.