MENU

1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres espera cerca de 500 participantes no Ceará

A Confetam/CUT estará representada no evento pela secretária nacional de Saúde da Mulher Trabalhadora, Ozaneide de Paulo

Publicado: 27 Junho, 2017 - 16h34

Escrito por: Divulgação

.
notice
.

Todos os Estados brasileiros já confirmaram as datas das Conferências Estaduais de Saúde das Mulheres. Iniciada neste mês, a etapa estadual da 2ª Conferência Nacional prossegue em julho. Durante todo este período, as servidoras públicas municipais deverão se integrar aos trabalhos de grupos e às plenárias propondo e aprovando as propostas do Ramo dos Municipais à Conferência Nacional, prevista para os dias 17 a 20 de agosto.

No Ceará, a etapa estadual ocorre nesta quarta (28) e quinta-feira (29), no auditório da Universidade do Parlamento (Unipace), e contará com a contribuição da secretária nacional da Mulher Trabalhadora da Confetam/CUT, Ozaneide de Paulo, integrante da Comissão Organizadora. A 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres será realizada pelo Conselho Estadual de Saúde (Cesau-CE). 

Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência terá como objetivo propor diretrizes para a Política Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, além de oportunizar espaços democráticos de debates e propostas pertinentes à temática. A expectativa do evento é de receber cerca de 500 participantes.

O eixo principal da Conferência será a Implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, contemplando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres e as políticas de equidade: da população Negra (racismo, desigualdades étnico-raciais e racismo institucional), da População LGBT (discriminação por orientação sexual e identidade de gênero/preconceito e estigma social), da População em situação de Rua (reconhecimento dessas pessoas como cidadãos de direitos), da População do Campo, da Floresta e das Águas (redução de riscos decorrentes dos processos de trabalho e das tecnologias agrícolas).

Os eixos temáticos da 1ª CESMu: 

I - O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; 
II - O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres;
III - Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres;
IV - Políticas públicas para as mulheres e a participação social.

Os 90 municípios que realizaram suas Conferências terão suas propostas discutidas na 1ª CESMu e encaminhadas para 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que acontece de 17 a 20 de agosto em Brasília-DF.
 
Conferências Livres

No intuito de contribuir e fomentar a discussão sobre a Saúde das Mulheres, o Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau-CE) realizou durante os meses de maio e junho as Conferências Livres. Com as temáticas: Conferência Livre de Saúde Inclusiva das Mulheres e Saúde das Mulheres Trabalhadoras, os eventos foram momentos de troca experiências, vivências e também, espaços de onde, saíram propostas para serem levadas para a etapa estadual.

31 anos da 1º Conferência Nacional de Saúde das Mulheres

Em março de 1986 o movimento de mulheres participava da 8ª Conferência Nacional de Saúde com o lema “As mulheres adoecem pelo simples fatos de serem mulheres”. Toda a movimentação  nesse evento garantiu a aprovação da realização da 1ª Conferência de Saúde e Direitos das Mulheres, que ocorreu em outubro do mesmo ano.

31 anos depois, em um cenário conturbado politicamente, as mulheres continuam na luta por igualdade, diálogos e espaços de discussão das políticas públicas que garantam seus direitos. A 2ª Conferência de Saúde das Mulheres foi aprovada pelo pleno do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e homologada, pelo Ministério da Saúde. As duas organizações formam a comissão que é responsável pelo evento que acontecerá em em Brasília, de 17 a 20 de agosto.

Confira o programa da Conferência do Ceará: 

28 de junho de 2017
8h às 14h
Credenciamento das (os) delegadas (os) e convidadas (os)
14h às 15h
Tribuna livre e manifestações culturais 
16h
Solenidade de abertura – Comenda Chico Passeata
17h30
Conferência Magna - Saúde das mulheres: desafios para a integralidade com equidade
18h 
Café com arte

29 de junho de 2017
8h 
Café da manhã
8h às 9h
Credenciamento das (os) delegadas (os)
Grupos de trabalho
9h
Eixo1: O Papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres
Eixo 2:O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres
Eixo 3: Vulnerabilidades nos ciclos de vida das mulheres na política nacional de atenção integral à saúde das mulheres
Eixo 4: Políticas públicas para mulheres e participação social
12h
Almoço
13h
Mídias de homenagens às mulheres
14h às 14h30
Plenária segmento 
Usuários 
Profissionais de Saúde
Gestores e Prestadores de Serviços de Saúde

14h30 às 16h30
Plenária final

17h 
Encerramento

Local do evento

Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) - Rua Barbosa de Freitas, S/N, esquina com Avenida Pontes Vieira, prédio anexo II, Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, bairro Dionísio Torres.